No dia 26 de Fevereiro o Primeiro Ministro da Noruega Jens Stoltenberg vai inaugurar o cofre Global de Sementes em Svalbard. O cofre tem como objectivo preservar a biodiversidade agrícola para o futuro, e por isso já tem o apelido de “caixa-forte do juízo final”. O projecto é promovido por uma organização internacional que se dedica à preservação genética de plantas agrícolas, a Global Crop Diversity Trust, e a construção e os custos estão a cargo do governo Norueguês.Assegurar que a biodiversidade do cultivo de plantas alimentares no mundo seja preservada para as futuras gerações constitui um importante esforço na luta contra a fome e a pobreza em países em desenvolvimento. É aí que se encontra a maior diversidade de plantas e é aí que existe uma urgente necessidade de segurança da alimentação e um maior desenvolvimento da agricultura.
O Cofre Global de Sementes em Svalbard, que está localizado no permagelo nas montanhas de Svalbard, foi desenhado para armazenar duplicados de variedades de sementes, de bancos de sementes de todo o mundo. Muitos destes bancos de sementes encontram-se em países em desenvolvimento. Se as sementes se perderem, por exemplo numa catástrofe natural, guerra ou simplesmente devido a carência dos recursos, os bancos de sementes seriam estabelecido novamente com as sementes de Svalbard.
A perda da biodiversidade é actualmente um dos maiores perigos para o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. A consequência poderia ser uma perda irreversível das nossas possibilidades de cultivar plantas adaptadas a alterações climáticas, a novas doenças e as necessidades duma população em crescimento.
Texto de: Site oficial do consolado da Noruega em Portugal
Links:
Svalbard Global Seed Vault
Ministry of Agriculture and Food
Uma pergunta que fica:
Esta excelente iniciativa é "só" uma questão de segurança, ou está-se a preparar alguma coisa?
Sem comentários:
Enviar um comentário