Gary Gygax em conjunto com Dave Arneson criou o formato "roleplaying game" Dungeons & Dragons em 1974. Jogo este que decorre num universo medieval com heróis, monstros e magia, mas que é muito mais do que isso. Num só formato de jogo encontram-se características e desafios bastante diferentes. Para alem da sorte dos dados, das ditas complicadas tabelas de jogo, aventuras únicas, umas mais épicas outras nem tanto, que se alteram e adaptam a cada segundo que se joga, a total liberdade de movimentos que é exclusiva deste formato de jogo, mas o mais importante e o que dá o real toque de magia a este jogo, muito para lá das batalhas sanguinárias, dos monstros mortos, dos objectivos em grupo e pessoais que se atingem é a interacção directa entre jogadores e Mestre de Jogo, a interpretação de personagens, o encarnar das mesmas, trabalhar as características, a sua personalidade especifica, como agir a cada momento do jogo, como se estivéssemos constantemente a representar com outros nas mesma situação em constante improviso durante horas. Um jogo único que só se compreende o seu real valor jogando no seu formato original.